Orientações

Logo após o preenchimento a região tratada pode ficar um pouco sensível e dolorida. Use compressas geladas ou gelo no local imediatamente após o procedimento para evitar o surgimento de equimoses (manchas roxas).

Use filtro solar em toda área para não manchar a sua pele!

Evite manipular a região tratada!

Orientação ao paciente

O peeling é uma técnica utilizada para melhorar a aparência da pele. Através da aplicação na pele de uma ou mais soluções esfoliantes, ou da microdermoabrasão, produz-se uma destruição controlada da epiderme e, as vezes da derme, com posterior regeneração destes tecidos. Isto resulta no rejuvenescimento da pele pela redução ou desaparecimento das manchas, ceratoses, rugas e algumas cicatrizes deprimidas superficiais.

Antes do peeling

Independente de qual o agente a ser usado, alguns cuidados devem ser observados no preparo da área a ser tratada:

  • Evitar a exposição solar;
  • Usar protetor solar todos os dias;
  • Não fume pelo menos nas 24 horas antes do procedimento;
  • De duas semanas a um mês antes, comece a usar diariamente o creme com ácidos e despigmentantes prescrito. Este preparo prévio é importantíssimo para reduzir o tempo de cicatrização além de permitir a penetração uniforme do peeling e diminuir o risco de irregularidades na pigmentação.

Atenção: Na semana do peeling, evite na área a ser tratada procedimentos do tipo: depilação, eletrólise, limpeza de pele e o uso de esponjas abrasivas e esfoliantes.

Durante a aplicação de alguns ácidos (ie. TCA, solução de Jessner) você poderá sentir uma sensação de ardência, queimação ou calor que passará em poucos minutos. Se quiser, no dia do procedimento, tome 1 a 2 horas antes, um anti-inflamatório ou um analgésico para alívio da dor e ardência.

O que esperar após o peeling?

O tempo de recuperação irá depender do tipo de ácido aplicado e da profundidade do peeling. Os peelings superficiais geralmente deixam a pele um pouco vermelha e descamando por 3 a 5 dias. Já os peelings médios podem deixar a pele edemaciada (inchada), com crostas e uma coloração marrom que irá se soltar (descamar) ao longo de 7 a 15 dias ou mais.

É importantíssimo se proteger do sol logo após o peeling uma vez que a pele nova é muito fina e sensível sendo mais susceptível a todos os danos!

Quais são as possíveis complicações?

Em alguns tipos de pele e, principalmente, se não houver uma proteção solar adequada, podem ocorrer manchas temporárias e raramente permanentes. Uma vermelhidão persistente também pode ocorrer em algumas área e durar por meses.

Em pacientes que têm herpes, pode haver a sua reativação após o peeling. Por isso, informe se você já teve herpes e também se tem história de queloides, tendência a cicatrizes anômalas ou se já sofreu tratamento extenso com raios-X ou radiação na área a ser tratada para que as precauções adequadas sejam tomadas.

Quais são as limitações dos peelings químicos?

Os peelings químicos não podem retirar o excesso de pele ou a pele flácida. Para isso deve-se recorrer a outras técnicas complementares como os tratamentos de rejuvenescimento com laser ou a base de luz e à cirurgia plástica.

Quais os cuidados antes da sessão de fotodepilação?

  • Não depilar e/ ou retirar com pinça os pêlos da região a ser tratada. A haste do pêlo precisa estar no local para servir de “antena” e direcionar a energia do laser à raiz.
  • Se possível, raspe a região a ser tratada 24 a 48 horas antes da sessão agendada.
  • Você pode raspar, descolorir ou usar cremes depilatórios para retirar os pêlos indesejáveis na região sendo tratada durante o período de tratamento.
  • Evite o sol! O laser pode ser feito na pele bronzeada, mas isto diminui a eficácia do procedimento e aumenta a chance de efeitos colaterais (manchas mais claras ou escuras que a pele normal).
  • Use o filtro solar diariamente na área a ser tratada. Use o creme clareador regularmente caso ele tenha sido prescrito.

Orientações após a fotodepilação

  • Logo após o procedimento é normal que a região tratada fique sensível, vermelha e com uma sensação de ardência que podem durar de 30-60 minutos. Evite usar roupas muito apertadas e movimentos repetidos que causem atrito na região (como correr, spinning, etc).
  • Não deixe de usar o creme anti-inflamatório e calmante caso ele tenha sido prescrito. Se necessário coloque compressas geladas na região.
  • Casquinhas escuras, apesar de infrequentes, podem surgir na região tratada. Não as remova! Após a cicatrização podem surgir manchas claras ou escuras nestas áreas que desaparecem posteriormente.
  • Não fazer bronzeamento artificial, bronzeamento a jato nem utilizar auto-bronzeadores antes ou depois do tratamento.
  • Nem todos os pelos caem logo após o tratamento. Alguns deles só cairão após 1-3 semanas dependendo da região tratada.
  • A cada sessão cerca de 20-30% dos pelos são eliminados definitivamente. Este percentual se repete a cada sessão. Isto é uma média. Este percentual pode ser maior ou menor dependendo da quantidade, cor e espessura dos pelos.
  • Não pegue sol para não manchar a sua pele! Use diariamente o filtro solar na região tratada e reaplique ao longo do dia.